quarta-feira, 25 de abril de 2012

23º Encontro de diários gráficos - Grândola

Mais um encontro dos Urban Sketchers, desta vez em Grândola, que apenas conhecia de passagem.
Os habitantes são muito simpáticos e muitos cumprimentam-nos apenas porque passamos por eles. 
Tivémos direito a um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Grândola... e que almoço! Acho que comi as melhores pataniscas da minha vida. Mas não foi só: migas, bacalhau à brás, feijoada, ensopado de borrego, enchidos e mais outras iguarias de que agora não me lembro. Para além das entradas tradicionais: azeitonas, queijos, pão. Resumindo, fomos muito bem tratados.
O dia esteve impecável para desenhar apesar de umas ameaças de chuva pelo caminho.



A praça numa das entradas, onde está localizado o reservatório, que está aproveitado como uma espécie de fonte que ocasionalmente faz uma descarga de água pela base.




 Uma chaminé com um pingo de Algarve. Foi uma das primeiras imagens que vi assim que entrei em Grândola, e fiz questão de a registar no caderno.




O restaurante "Cruzamento" que não é famoso mas bem podia ser pela qualidade da comida.




O meu primeiro duelo frente a frente, em resposta ao desafio do Mário Linhares.




Uma igreja num largo cujo nome não vi. Enquanto fazia este desenho veio ter comigo um senhor que perguntou se iríamos fazer alguma exposição dos desenhos daquele dia.
É bom ver que as pessoas são curiosas em relação ao que fazemos e têm interesse pelo resultado. Foi uma boa iniciativa da CM de Grândola.



No mesmo largo da igreja do desenho anterior estava sentada a velha guarda de Grândola, com os chapéus de chuva a servirem de protecção ao sol. A certa altura despoletou-se uma conversa de velhas memórias de alguém que já deveria rondar os 80 anos e relembrava o avô que era caçador, mas que um dia se tinha esquecido da espingarda em casa.
Não é meu hábito desenhar pessoas, mas perante este cenário não consegui resistir e tive que registar o momento. É engraçado como o acto de desenhar surge por impulso e não por premeditação.




O último desenho do dia. Estava à espera de encontrar mais cenários destes em Grândola, mas infelizmente a maior parte das zonas por onde passei não era assim tão típica, o que não impediu de ter passado mais um dia fantástico. E de certeza que se passasse mais tempo em Grândola muitos mais desenhos iriam parar ao caderno. Fica uma hipótese de regresso no futuro.

Sem comentários: