quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Cosmado - as árvores


Para variar um pouco de tema decidi desenhar algumas das árvores mais representativas de São Cosmado, já que se trata de uma zona muito dedicada à agricultura.
O castanheiro é das minhas árvores favoritas. Já esteve presente em São Cosmado em grande quantidade, mas ao longo dos anos tem vindo a ser deitado a baixo  e já são poucas as zonas onde ainda os podemos admirar.
A macieira é actualmente a árvore que mais se pode ver em São Cosmado, fazendo justiça à denominação de "Capital da Maçã" que foi dado a Armamar, sede do município, e a toda a região. Exactamente na relação oposta do castanheiro, a macieira tem vindo a ganhar terreno ao longo dos anos e cada vez são mais e maiores os seus pomares.
O sabugueiro está agora a entrar na moda. Aos poucos vai-se ouvindo falar de chá de sabugueiro e de produtos fabricados com base de sabugueiro. Em São Cosmado também já existiu em grandes quantidades, e no verão era característico observar grandes áreas de baga (o seu fruto) a secar ao sol. A seca da baga foi também caindo em desuso ao longo do tempo e o sabugueiro foi também desaparecendo gradualmente.
Há mais árvores sobre as quais podia falar, mas definitivamente estas são as 3 que na minha opinião representam São Cosmado.

Sem comentários: