sexta-feira, 12 de setembro de 2014

São Cosmado - nostalgia


Este muro tem alguma nostalgia no seio da nossa família. É um muro banal, à beira da estrada, mas sempre foi uma espécie de ponto de encontro e de lazer, onde todos se sentavam antes de um passeio ao fim da tarde, ou à noite antes de ir para casa, ou em qualquer outra ocasião. Em tempos foi um muro sossegado porque na estrada só passava um carro de vez em quando... agora o tráfego é mais frequente e o ar junto ao muro já não é tão puro.


É frequente em São Cosmado ter que se subir umas escadas para entrar em casa, devido ao piso 0 ser ocupado pela denominada pelo espaço a que chamam loja, onde se guardavam os animais, as ferramentas, os cereais, etc... no fundo era a arrecadação da casa. Julgo que hoje em dia a maior parte destas lojas já não terá o uso de outros tempos.
Lembro-me perfeitamente de quando era pequeno, na loja dos vizinhos da frente, ir visitar os porcos, cabras, galinhas e coelhos e ajudar à sua alimentação.
São memórias que ficam da cultura que aos poucos tem vindo a ser substituída.

1 comentário:

Filipe Pinto disse...

Ocasionalmente certos desenhos despertam a atenção. No desenho da casa com as escadas de acesso há uma feliz combinação de um desenho muito bom, limpo e sóbrio com um texto adequado, simples e evocativo. Uma loja de memórias. Do melhor que tens feito.