sábado, 26 de abril de 2014

Itália - os comboios


Esta manhã foi especialmente dedicada aos comboios. Era dia de visitarmos Veneza e a distância entre Vittorio Veneto e Veneza ia ser vencida pelo caminho de ferro. Quando cheguei à estação (era mais um pequeno apeadeiro) fiquei pasmado: a linha do comboio estava praticamente rodeada de um verde luxuriante que fazia com que o comboio parecesse sair de uma floresta quase encantada. A norte até se podia ver uma torre do castelo ao longe.
Nem pensei quando peguei no caderno... faltava já pouco tempo para a partida, as eu queria mesmo era desenhar aquele cenário. Não tenho certeza do tempo, mas não foram mais do que 5 minutos enquanto fazia do desenho da esquerda até aparecer o comboio. Foi o suficiente para o traço a caneta e depois fui entretido a pintar na viagem.

Mais à frente tínhamos que fazer uma troca de comboio em Conegliano. Era uma estação bem mais convencional, uma espécie de "Entroncamento" numa escala mais pequena com a derivação de muitas linhas.
Estava tão entusiasmado com os comboios que quis repetir a sensação do desenho.
Quando comecei o da direita o comboio não estava lá, chegou a meio. Foi um exercício engraçado tentar incorporá-lo nas linhas que já tinha feito para retratar a perspectiva da pala da estação e postes.
No caminho vi uma locomotiva com umas cores fantásticas, mas que infelizmente não consegui fotografar nem tão pouco desenhar. Fica apenas retida na memória.

Sem comentários: