terça-feira, 24 de novembro de 2015

Amieira - antas


Na estrada perto da marina da Amieira encontrámos um sinal para uma estrada de terra que indicava "antas" e tivemos vontade de ir visitar o local. Fomos percorrendo a estrada de terra batida (bonita, que seguia ao longo da margem da lagoa) e nunca mais encontrávamos as antas. Passámos por 3 ou 4 desvios para pequenos caminhos sem qualquer indicação, mas da antas nem vê-las.
Até que a estrada virou para o interior e entrámos no mato cerrado e, no ponto em que os arbustos começaram a riscar o carro decidimos voltar para trás.
Por acaso a meio do caminho passámos por um senhor que estava numa casa ali perto e perguntámos pelas antas. Afinal já tínhamos passado por elas: estavam ao fundo de um caminho quase invisivel, sem qualquer indicação.
Se alguém se deu ao trabalho de, a partir da estrada de alcatrão, colocar um sinal a dizer "antas", custava muito pôr outro a indicar o desvio da estrada de terra batida para lá chegar? Se não fossem as indicações do senhor nunca teríamos lá chegado.

De qualquer forma as antas eram 2, uma já em mau estado, suportada por uma estrutura metálica, e outra um pouco melhor, que com a subida das águas ficou pousada num local mesmo virado para a lagoa.

2 comentários:

Rosário disse...

Muito bonitas e o desenho mostra isso! (a sinalização em Portugal é uma desgraça)

Henrique Vogado disse...

Já me aconteceu muitas vezes. Na estrada placa a assinalar sítio arqueológico e depois não há mais placas. Só têm dinheiro para uma? Para os turistas verem a parte cultural de um concelho mesmo não indo lá?
Tudo boas intenções, mas falta pensar mais longe.

As antas ficaram mesmo bem no desenho.